segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ver o Papa

Apetece-me ir ver o Papa e estou a pensar pedir dispensa do trabalho amanhã. Na verdade, nem o necessitaria, visto que sou trabalhadora por conta própria e não tenho nenhum trabalho prioritário que me impeça. Mas é um hábito difícil de perder, este de me comportar como funcionária que deve algo a alguém. Na verdade, até cumpro horário fixo de 9 horas diárias. Dou mais do que recebo, isso é certo e sou generosa. Por isso, estou determinada em ter a tarde livre para ir ver o Papa Bento XVI.
.
O que me leva a desejar fazê-lo não sei bem explicar, mas é algo que sinto ter de fazer. Tenho mesmo vontade e se virar as costas a ela e seguir a vidinha do costume, vou lamentar.
Porém, já imagino as reacções. Se fosse um jogo de futebol, como a loucura de ontem à noite sobre a vitória do Benfica, ou um concerto do Rock in Rio-Lisboa, como será o de Miley Cyrus, ninguém estranharia. Mas este desejo, que vem de dentro e não tem explicação de especial, será, decerto, alvo de chacota.
.
Não me importa. Apetece-me estar inserida naquela multidão de massa incógnita. Não por mim, que não vou lá por vaidade, por querer ser especial por ver o Papa - na realidade, nem sei se terei como vê-lo, visto que deve existir uma multidão entre nós. É mais um sentimento de abnegação que me move. Fazer parte de uma massa incógnita que tem um propósito comum que não sabe bem definir. Acho que vou pela paz. Quero paz. Para todos, para o mundo. Quero aproveitar essa energia e contribuir com a minha parte. É por isso, por um todo onde eu não sou nada, que me apetece ver o Papa e participar na energia da multidão.
.
Afinal, a visita de um Papa à capital deve ser tão rara quanto é a passagem do cometa Halley. E daqui a 76 anos, não estarei cá ou, se estiver, provavelmente falta-me a vontade que sinto agora.
Por tudo isto, conto em ir ver o Papa. Sozinha, em sossego, em silêncio... meditando interiormente, observando e sentindo seja lá o que for que a sua presença e a sua vinda venha amanhã a proporcionar.
Bem-haja a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!