sábado, 1 de março de 2014

Vou lançar um DESAFIO... será que alguém alinha?

Vou lançar um DESAFIO ORIGINAL, bem simples. 

Quero que me digam do quê já se fantasiaram durante o Carnaval. Qual a fantasia que consideraram mais original e porquê? Qual delas a mais especial e porquê? Que momento do Carnaval recordas como a memória mais forte? Qual a fantasia que ficou por usar? Qual usarias este ano e porquê? Então aqui vai: Vou fazer 10 questões e apresentar a resposta. Aguardo que façam copy-paste e me informem que vão seguir o desafio :D
'Bora lá!


1- Enumera que fantasias/máscaras já usaste no Carnaval.
R- Lembro de muito poucas, todas na infância. Mascarei-me de noiva uma vez, com um vestido verdadeiro e algumas outras vezes de lavadeira. Não lembro de nenhuma outra em especial, a não ser uma de nazarena. 

2- Qual delas foi a mais especial.
R- Todas e nenhuma. O que gosto hoje de recordar sobre as mesmas é algo que não me deixava muito alegre na altura: eram todas feitas com velhas peças de roupas e não fantasias "verdadeiras", daquelas compradas em lojas.

3- Que momento do Carnaval foi o mais marcante?
R- Lembro de ter sido roubada por um senhor que me agarrou numa dança e fingiu comemorar o Carnaval para me surripiar uma nota de 500 escudos (2.50€) com que me presentearam. Foi marcante. Mas também lembro das bisnagas de água em forma de pistola e de ser divertido fazer os esguichos de água. Tinha-se sempre de ir reabastecer a dita! Lembro da beleza de atirar coloridas serpentinas de papel pela janela e vê-las rodopiar e esvoaçar. Prendia-as e ali ficavam a voar. Algumas quase tocavam o chão e era ver a criançada e alguns adultos que passavam a pular de braço esticado para as alcançar e as arrancar. Era Carnaval, ninguém levava a mal. Lembro de atirar papelinhos de papel e de fazer muitos com o furador. E lembro do Carnaval a terminar, deixando os vestígios nas ruas, com um emaranhado de coloridas serpentinas a serem empurradas pelo vento. Ah, e claro, quase me esquecia! Os «estalidos», ou as bombinhas, pequenas porções de pólvora enrolada em finos pedaços de papel de seda coloridos que quando atirados ao chão com força arrebentavam fazendo um som espectacular. Também existiam as «pistolas dos estalidos» e as «raspas», tiras de papel com uma espécie de pequena mancha tipo cabeça de fósforo que quando raspadas em superfícies duras soltavam estalidos. Não gostava tanto destas, porque era comum comprar tiras inteiras e muitas estarem húmidas e não funcionarem adequadamente, chegando a desprender-se da tira de papel ao primeiro contacto. Uma desilusão. 

4- Levaste com algum ovo?
R- Sim. Apenas um.

5- Atiraste ovos a alguém?
R- Que me lembre não. Nem balões com água. Mas recordo de furar um ovo para tirar a gema e a clara - o que era cá uma carga de trabalhos e eram preciso cá uns pulmões! (mas deve ter sido para a Páscoa).

6- Conseguiste convencer a não te atirarem ovos?
R- Sim, bastava falar sério.

7- Qual foi a tua melhor partida?
R- Todas as que conseguiram surpreender as pessoas e aquelas em que as pessoas sabiam alinhar na brincadeira. Talvez tenha sido colocar pó que causa comichão e ver a pessoa queixar-se e coçar-se muito.

8- Qual a fantasia que ficou por usar?
R- Tantas! Para quem até gosta desta quadra gozei pouco a mesma.

9- Qual a fantasia que usarias este ano?
R- Falta-me inspiração e só me apetece usar uma máscara rendilhada.

10- Qual a fantasia mais ORIGINAL que já viste?
R- Xiiii!! As pessoas estão sempre a surpreender-me com a sua originalidade e ousadia. Várias me surpreendem nesse sentido.


1 comentário:

  1. Em relação ao teu comentário, não sei porque gosto, mas gosto.
    Talvez uma maneira de as pessoas me irem conhecendo melhor, de tocar em assuntos que se calhar se nunca tivesse esse incentivo nunca falaria deles... Não entro em pormenores, apenas digo o que me vai na alma.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!