segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Andam a ler-nos a mente


Lembram-se de um post que fiz apelando a quem me lê que me dessem a vossa opinião sobre se um determinado produto de venda online que encomendei num impulso era SCAM ou não?

A minha decisão na altura acabou por ser não comprar o produto (80€). Não me arrependi. mas surpreendi-me com o sentimento que me atingiu. É com os sentimentos que as pessoas por detrás destas falcatruas contam para levar a sua avante.

Os indivíduos por detrás da venda deste produto decidiram escrever-me dois emails. Não abri nenhum. Bastou-me ler aquelas primeiras linhas de texto para saber exatamente do que se tratava. Surpreendi-me com o facto destas pessoas que praticam SCAM online pensarem que este género de abordagem alguma vez resultaria comigo. Comigo ou com qualquer outra cabecinha pensante. 

Carregar na imagem para visualizar a mensagem


E isto me conduz a um outro post que estou há um tempo para fazer. Quem anda pelo facebook, já reparou que o género de publicidade que surge do lado direito do monitor é idêntico a conteúdos recentemente pesquisados? 

Nestes últimos dias espreitei muita coisa e pesquisei sobre a morte de cães em Yulin, uma província chinesa que se prepara para um festival anual onde a carne para consumo vem de cães. Até aqui «tudo bem», cada cultura come as espécies animais que quiser. Mas a FORMA como confeccionam essa iguaria é para lá de desumana. O animal é atirado, pontapeado, espancado, socado, batido, cozinhado vivo, descarnado vivo, queimado vivo. Isto é cruel. Então pesquisei sobre o assunto e o certo é que depois de o fazer, e de assinar umas petições e de sem querer ir parar a um link de compra de um cartaz contra o massacre, aquela coluna de anúncios do facebook "coincidentemente" passou a mostrar anúncios de teor semelhantes. Ora, são uns leitores da mente! Andam a ler as nossas mentes, a adivinhar os nossos interesses e a colocá-los na página de anúncios. Fantástico isto, não é? Será que também dá para adivinhar os números e estrelas que vão sair amanhã no Euromilhões?



2 comentários:

  1. Esses motores de busca...é assustador, cabe-nos a nós sermos mais inteligentes a despistar...ou a não deixar pistas, por exemplo:) não tendo FB como eu:)

    jinhoooossssss

    ResponderEliminar
  2. Big Brother. (o do George Orwell, não o reality-show!)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!