segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O que vocês fazem quando chegam a casa cansados?


Desloco-me pela cidade em transportes públicos. De autocarro.

Não sei se todos sabem mas um autocarro é um veículo muito ruidoso. Além disso vai cheio de pessoas a falar, umas mais alto que outras, muitas ao telemóvel e por isso aumentam logo os decibéis da conversa e algumas também não têm muito respeito pelos restantes e decidem por o telemóvel a tocar música. Batidas, sei, lá, uma coisa que só incomoda, já que um telemóvel não é um bom aparelho para reproduzir som musical. 

Quem anda de transportes públicos tem de aguardar a chegada destes nas paragens. Estas ficam à beira da estrada, o que também não é um local de pouco ruido. Normalmente, tenho de apanhar três veículos. Nunca dá só um. Não, isso há anos que não acontece! A redução das carreiras e dos percursos fez questão disso. Alguns que fazia de autocarro passei até a fazer a pé, quando tenho mais tempo e disposição para tal. E eu já andava muito a pé! Não precisava de um incentivo extra por parte da Carris. 

Os cartazes a que o Bloco já nos habituou neste ponto da cidade

Hoje, por exemplo, demorou ao autocarro 12 minutos a percorrer a distância do Cais do Sodré até Corpo Santo. Tivesse optado por descer e fazer o percurso a pé e teria lá chegado 3 vezes mais rápido. Mas uma pessoa não adivinha que vai perder tanto tempo e outros transportes porque os semáforos e o trânsito assim como todos os outros autocarros que partem daquele ponto, só fazem é encrecar a circulação. 


Então espera-se. Entre tubos de escape, buzinadelas, os pavorosos Tuc-Tuc e veículos de transporte coletivo de passageiros até mais não! Espera-se 10, 15, 20 minutos. Chega o veículo pretendido, começa tudo de novo.


Quando estou finalmente a sair do autocarro, apraz-me deixar todo aquele ruído atrás das costas. Apraz-me embrenhar-me no silêncio do «mato», da mancha urbana não acessível à circulação motora. 

E quando chego a casa e quero descansar, sou incapaz de ligar a televisão ou de colocar música a tocar. Tudo isso é ruído. Insuportável ruído. A minha cabeça precisa e adora uns bons minutos de puro silêncio. E quando ele está disponível, é tão bom!!


E vocês? Quando chegam a casa, têm o hábito de ligar a televisão ou a rádio?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!