quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

OLX - Dicas para ter sucesso nas vendas

Vais vender «tralhas» no OLX?

Se o objectivo for ganhar uns trocos e não ficar no prejuízo, a primeira coisa que se tem de saber é que NÃO PODES COMPRAR.

Dito isto, aqui seguem umas dicas:

1) - Ser honesto na descrição do artigo. Os sites têm espaço para várias fotos - usa-o. 
2)- Tira fotos nítidas e o mais fiel possível às cores do objecto.
3)- Não adjectives o objecto com palavras como "lindo!! Maravilhoso!! Raríssimo!! Muito raro!" - soa a exagero e vigarice.
4)- Por favor, por uma embirração pessoal, se o objecto não tem 100 anos ou mais, não uses o termo "Vintage" ou "antiguidade". Há coisas que são simplesmente VELHAS.
5)- Se o artigo está danificado, com ferrugem, partido ou seja lá o que for, não importa o seu valor inicial como peça íntegra. Em princípio vale o mesmo que lixo, portanto, não tentes obter uma fortuna por coisas partidas apelidadas de "raras" ou "vintage" :(
6)- Tenta postar no final do mês. Parece que faz diferença nas carteiras...
7)- Coloca a palavra NOVO no título, caso o produto seja realmente novo ou nunca foi usado.
8)- Retira do artigo um valor de 3/4 ou 2/4 do seu hipotético preço. Para comprar mais caro as pessoas vão às lojas, onde fazem entregas a domicílio e existem garantias.
9)- E aqui a porca torce o rabo.... Imagina o valor mínimo que queres pedir e aumenta alguns euros. Isto porque todas as pessoas que te contactarem vão oferecer bastante menos, podento ir até metade.
10)- Deixa claro no anúncio de que forma estás disposto/a a fazer a transação: Se pelos correios (atenção aos custos de envio, ao tipo de envio, etc) onde o pagamento é geralmente feito por transferência bancária ou se presencialmente. Se for presencial, define o quanto antes a tua área de acção. De preferência no próprio anúncio. O princípio comercial de ser o comprador a se deslocar até um local ainda se mantém. Cada vez são mais os interessados que exigem que o vendedor os encontre no seu parâmetro e querem comprar sem sair do lugar. Encontrem um meio-termo mas tentem não ser um peão que vai a todo o lado, caso contrário as despesas de deslocação podem não compensar o ganho e o cansaço, também não.

Espero que isto ajude quem queira iniciar-se. Aos que já têm experiência, por favor partilhem-na. Também me fazem falta umas dicas :D


Aqui ficam umas dicas, tomando como exemplos alguns artigos do post anterior:

EXEMPLO 1

Interpretação: O vendedor diz no título "pelo ceramista", Contudo não foi ele que o fez. Pelo que nem isso justifica que cobre 10.000€. Também diz que a peça tem 2.20m de comprimento por 1.40 de altura. Contudo, na imagem vê-se o início e fim da moldura e existem objectos que permitem uma ideia da dimensão. A menos que aqueles suportes metálicos para pendurar a peça na parede tenham UM METRO de intervalo entre eles, é impossível o painel ter as dimensões fornecidas. OK... a foto é terrível e, ainda por cima, é a única disponibilizada. Isso só por si é suspeito. Vamos supor que o castanho à frente é o tampo de uma mesa e que o painel assenta no chão numa altura que o tornará maior. Ainda assim, teria trocado as dimensões da altura pelo "comprimento" e omitido grande parte da imagem, o que não é correto.

E agora o obvio: É mal executado e não é um painel bonito. Os cavalos mal se percebem e a pintura é para lá de horrenda. Para muitos 10.000€ é o salário de um ano inteiro. Também me faz falta! Mas não pretendo extorqui-los a ninguém.

                                                    EXEMPLO 2


Interpretação: Os vendedores descrevem o produto com adjectivos e pontos de exclamação usados em excesso. Isto pode ser um sinal que se vai lidar com uma pessoa intransigente, oportunista e que vai pedir muito mais dinheiro do que as peças valem. No anúncio da pele, o vendedor limita-se a facultar uma foto. Para ele é o que basta. Mas bastará para o comprador? Isto já indica uma certa postura intransigente. No anúncio do cavalo, o vendedora dá uma altura no título, mas remove um centímetro na descrição - também ela exclamativa em excesso. Disponibilizou várias fotos, o que é positivo e pode indicar apenas a urgência que tem na venda. A falta de tacto na abordagem tão exclamativa acompanhada das muitas fotos, pode ser interpretado como um sinal de inexperiência e não intransigência. Contudo, ainda vai desejar vender o objecto por um preço maior do que o desejado, pois escuta é a sua necessidade, não a conjectura. Existem muitos cavalos em pele no OLX, os valores variam. Peles também as há em grande número. Os valores, dimensões e tipo de pele também variam. O que não varia muito é que, aparentemente, o valor cobrado é um pouco excessivo. Uma das coisas que sempre influenciará o preço de um produto é a lei da oferta e da procura. Neste caso, há muita oferta e pouca procura.

E agora o obvio: Ainda não voltou o tempo em que se gostava de ter peles de animais no chão de casa, ou em esculturas. Penso que hoje em dia é uma ideia até repulsiva para uma boa parte de pessoas. Tentar obter um bom lucro por ser pele de verdade quando existem produtos falsos bem mais baratos que reproduzem tão bem ou melhor detalhes, é desejar o céu e as estrelas.

3 comentários:

  1. Dicas muito interessantes para quem queira aventurar-se. E no Sexta há um Amanhecer tardio. Para quem queira acompanhar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Por ora nunca vendi nada pelo OLX...já comprei. Mas vender, não me parece.

    ResponderEliminar
  3. Nunca vendi nada no OLX mas este ano comprei pela primeira vez (dois livros em óptimo estado!). Virei fã! Qualquer dia acho que vou tentar começar a destralhar e esta pode ser uma boa opção. Vou ter em conta estas dicas (fazem todo o sentido!).

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!