quinta-feira, 26 de maio de 2016

Tramados pelo chocolate Cadbury


Gostam desta marca de chocolate Inglês?

Eu por acaso não o tenho na minha lista de favoritos. Contudo hoje descobri uma coisa e decidi vir aqui partilhar. E proponho um boicote póstumo, eheh.

Então não é que um senhor de nome William Cadbury, chocolateiro de profissão, foi até a ilha de S. Tomé e Principe, na altura colónia portuguesa, e saiu de lá com um polémico relatório onde falava mal da situação dos trabalhadores que colhiam o café e o cacau? Tudo porque era muito forte a concorrência do cacau deste país à Inglaterra das Índias. E vai que lhes era extremamente conveniente causar uma polémica que visou inclusive, um boicote a todo o tipo de produto originário de S. Tomé.

É que a escravatura já estava abolida... e o tipo foi para as esferas políticas acusar os portugueses de perpetuarem o trabalho de escravo, já abolido... o que foi um exagero. Difamações movidas pela ganância, o oportunismo... a sede de riqueza.

Ora, eu li isto algures na internet, onde fazem menção ao episódio surgir relatado no livro "Equador" - que nunca li. Pelo que não sei se faz ou não nem fui fundamentar a pesquisa noutras fontes. Só posso dizer que surgiu uma vontade com um atraso secular de boicotar os produtos Cadbury.


Passado mais de um século,
gostava de saber como são hoje as condições dos que colhem o café e o cacau...
Porque numa reportagem no programa 60m que vi há uns anos, escravatura é pouco para o definir...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!