domingo, 28 de maio de 2017

São colecionadores?


O Reino Unido está a realizar mudanças na sua moeda corrente.

Introduziu uma nova moeda de a 28 de Março. 
Em Setembro do ano passado também havia mudado as notas de , que antes eram em papel e agora são em polímero plástico (como as escocesas e as austríacas). 

As de 10£ se seguirão, mas, por enquanto, não estão em circulação.

Nova moeda de 1£

E com isto, dei por mim a interessar-me pelo design da antiga libra e pela «raridade» das novas moedas/notas. Tal como quando surgiu o Euro, que me fez coleccionar uma moeda de cada país - agora apetece-me fazer o mesmo com a actual moeda inglesa - a antiga moeda de libra em particular, que vai sair de circulação a 15 de Outubro.

Não é difícil vir parar-me às mãos uma moeda que chama mais a atenção por ter um desenho diferente. A primeira que guardei foi uma de 2£. Tão brilhante que parecia nova. Mas, se estão recordados da minha história sobre o gato ou a lua - foi essa moeda "amuleto" que tive de dar ao motorista do autocarro para poder regressar a casa quando perdi o título de transporte.


Inglaterra tem 26 desenhos diferentes na moeda de 1£ que será retirada de circulação. Se for guardar um de cada (isto se conseguir, claro), é um investimento de 26 libras. Se fizer o mesmo para as de 2£, as notas de 5£... enfim. Estão a perceber a coisa, não estão? 

Mas olhem... tenho poucos entretenimentos e é um passatempo que me distrai e me entusiasma.
A dita «mais rara» de encontrar (porque a percentagem cunhada foi menor) já a tenho. Fiquei feliz quando percebi qual era :)
Valerá talvez umas 5 libras se for bem vendida a um coleccionador... Depende do timming e do interesse.

A vantagem é que nunca perdem o valor real. Excepto quando saem de circulação,

Para um coleccionador, existem ainda as edições especiais e as moedas raras. Geralmente, as raras surgem de um erro de impressão. E as edições especiais são para lá de caras. Mas acho imensa piada às moedas coloridas, que já existem um pouco por todo o lado. Aqui no UK lançaram uma coleção colorida de moedas de 0.50p (metade de uma libra). Pretendia comprar mas, além de terem esgotado, acho que pediam uma fortuna por cada moeda! Estão a ver aí... umas 30 libras (lol). 

Moeda da Isle de Man,
prata e titânio

Moeda colorida portuguesa
2010

O outro motivo pelo qual estou a fazer este post é que muitos de vocês podem ter libras aí em casa, desconhecendo que, se não forem ao banco, o dinheiro pode perder o valor. Ainda vai demorar, é claro. Mas é melhor prevenir. 




3 comentários:

  1. Não colecciono nada porque a casa é pequena e fica logo atafulhada. As moedas são um bom investimento. Com o passar dos anos podem valorizar bastante.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dizem...
      Particularmente não sei.
      Meu pai costumava comprar de vez em quando, lá nos anos 80, as de colecção. De modo que uma ou outra do tempo do escudo eu tenho. Mas se elas hoje valem mais ou menos ou alguma coisa de todo, não sei. Não as vejo por aí nos sites com referências de valores ou procura. Eu acho-as bonitas. ONTEM até me surpreendi quando vi uma antiga moeda de 2.50 centavos (aquela branca, pequena, com a caravela) à venda por 1000 euros!!!

      Só podiam estar a gozar. Acho que tinha um "eixo vertical" seja lá o que isso significa. Mas duvido que valesse tudo aquilo. Só que fiquei a pensar: Bolas! Eu tinha um mealheiro CHEIO destas moedas. E das de 5 escudos também...

      Está tudo em Portugal mas um dia hei-de rever o que por lá anda. O que me aparece vou guardando... por isso posso me considerar colecionadora mas nunca me apareceu nada de precioso. Sei que tenho uma moeda toda em prata... da rainha da inglaterra Ahahah!

      Deve ter sido um presságio :P
      Suspeito que isto vai virar o meu hobbie por aqui :)
      Abraço

      Eliminar
  2. Guardei algumas moedas da vez que fui a Londres mas tinham pouco valor e a ideia foi ficar com uma recordação, não sendo coleccionadora :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!