sábado, 19 de agosto de 2017

Novo inquilino escolhido


Sabem aquela pessoa de que queres te despedir mas cada vez que fazes isso ela volta atrás e inicia um novo tema de conversa? Só após passar para aí cinco vezes mais tempo do que aquele que podias imaginar, é que essa despedida que já vai para aí na décima, é eficaz e a pessoa vai?

Pois vai ser esse indivíduo o novo inquilino da casa.


Sinto um pouco de tristeza sobre quem recaiu a preferência da senhoria. Queria tanto uma pessoa que gostasse de meter mãos à obra nas limpezas! Existiu um candidato que me pareceu a pessoa certa. Mas ela é quem escolhe - a pesar de não lhe interessar os conhecer pessoalmente. Escolheu com base na profissão, é previsível. Aquele que lhe parecer a aposta mais segura é aquele que ela geralmente escolhe. 

Foi por isso que me rejeitou, quando cá vim pela primeira vez. Preferiu o candidato «seguro», - o rapaz com referências e com um trabalho fixo numa empresa de renome. Só que este escolhido não cumpriu o prometido e deixou de dar notícias. E foi assim que aqui a portuguesinha - sem eira-nem-beira e com a sua valise de carton conquistou o seu cantinho para morar.


Eu fui a melhor pessoa que ela podia ter tido a sorte de ter como inquilina. Há boa fama de uma Linda de Sousa, excepção feita para as cantorias, a senhoria já percebeu que eu cuido bem da casa e gosto de manter os espaços arrumados e melhorados. 


E esse é o segundo aspecto pelo qual a minha tristeza é ampliada.
Não me pareceu que este novo candidato vá satisfazer nesse requisito. E com os outros dois que me restam a falhar neste campo, sinto que já perdi a batalha. Tenho um motivo forte para essa suspeita. Além dele não ter mostrado grande interesse no tema limpezas, a certa altura da conversa incomodou-me o cheiro que vinha das suas roupas. Um odor a falta de cuidado, de roupa suja e de corpo pouco lavado.

Posso estar a ser precipitada e decerto que se trata de uma avaliação com base na primeira impressão. Mas se estas valem por alguma coisa, foi esta com que fiquei.

Agora só posso desejar que o indivíduo tenha outros atributos que tenham ficado mais ocultos durante este primeiro contacto que levou quase duas horas para terminar. Pois já com o pé na rua, o rapaz ainda voltava atrás para falar mais um pouco. E parte das coisas que diz, eu não entendo. O seu inglês não é perfeito e das outras três línguas que disse falar - alemão, francês e português, não conseguiu juntar uma frase.

Portuguesinha, ruiva e linda (lol)
a antecipar o desespero dos tempos que estão para vir



4 comentários:

  1. Portuguesinha, ao ler as histórias sobre os seus roomates, fico sempre com aquela sensação de locais estranhos, pessoas esquisitas, ruidos e sombras, ao estilo vitoriano....ehehehe!
    Lamento que não tenha um espaço apenas seu para viver a sua intimidade.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom voltar a lê-la neste cantinho, célia :)
      A sensação tem uma explicação: aqui desabafo mais o que me preocupa e o que acontece de mais insólito. São pessoas comuns como quaisquer outras e nem são das piores (imagine se fossem).

      É como diz o ditado: ou se vê a garrafa meio cheia, ou meio vazia.

      Nestes desabafos, alentos, preocupações e temores - como as palavras já indicam, acaba-se por se focar um aspecto mais que o outro.

      Eliminar
  2. Olha não te imaginava ruiva lol
    De repente o rapaz pode ter andado muito até chegar aí e a transpiração entranha-se na roupa e deixa um mau cheiro. É certo que os homens raramente são dados a limpezas mas basta apertar com eles um bocado e a coisa dá-se.
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ruiva não sou mas se viesse com um cabelo igual ao da boneca não me importava kkk.

      O rapaz vinha de carro. Foi aí que percebi que era mesquinho. Pois fez muitas perguntas sobre o parqueamento - e fê-las insistentemente a quem lhe estava a dizer que não sabia porque não tinha carro. E pôs-se a fazer contas de quanto poupava se estacionasse nas horas que não eram pagas e nas outras que eram, versus o quanto pagava por mês... lol. A querer poupar tostões ao invés de ficar tranquilo com um pagamento mensal...

      São estes pequenos sinais que nos dizem como a pessoa lida com o dinheiro. A rapariga que se vai embora fartou-se de dizer que por mes não se pagava muito e ele a repetir que por dia pagava menos porque o estacionamento era grátis até umas horas... Coisa que não sei se é verdade mas que me parece bom demais para Inglaterra. Aliás, eu expliquei-lhe que vi um carro estacionado aqui há porta uns dias e logo a seguir vi-o com uma multa.

      Obrigado pelo optimismo.
      Posso não parecer, mas também sou optimista. Só que primeiro, penso no que pode correr menos bem eheheh :)

      Kiss

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!