sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Uma artista descoberta pelas novelas


Decorria o ano de 1980 e .... oito?

Não importa. Sem querer denunciar a minha idade pois certamente nem era nascida (lol), a novela Selva de Pedra estava no ar e sempre que a personagem-vilã, a Fernanda (Christiane Torloni), aparecia no ecran, triste, melancólica, maquiavélica e doida porque o seu amado Cristiano (Tony Ramos) não lhe ligava nenhuma e só queria saber de Rosana/Simone ( Fernanda Torres), soa a música "Perigo" de Zizi Possi

Esta é a versão mais parada que encontrei 
mas nada que se compare à acústica


Ora, nos anos 80 descobrir o nome de uma música estrangeira que não passava nas rádios e saber quem a cantava podia ser uma pesquisa de meses. E infrutífera. Tratando-se de banda Sonora de novela só se a mesma fosse lançada em disco (daqueles grandes) ou em cassete (um rectângulo de plástico com fita magnética no interior) é que essa descoberta era facilitada.


Nunca soube se a trilha sonora de "Selva de Pedra" teve lançamento em Portugal. Talvez tivesse tido já que só as músicas internacionais incluídas na novela eram por si só muito tocadas na rádio (Yes, de Tim Moore). Porém quase podia apostar que teve "lançamento" nas maravilhosas versão-piratas que, embora não cantadas pelos artistas originais nem tocadas com a mesma instrumentalização, informavam na capa quem estes eram.


Perigo - de Zizi Possi, foi inúmeras vezes instrumentalizada num ritmo slow para condizer com o estado de espírito de "Fernanda", que era psicopata. E a música por si mesma, só a melodia, tocada devagarinho... é linda.

Não devo ter descoberto quem a cantava ou qual era o nome até poder digitar num motor de busca "trilha sonora novela Selva de Pedra". 

A música é de 1986, aqui original cantada em playback 
num programa de estúdio típico da década de 80

A Globo, que fez a novela, sempre fez versões acústicas dos seus temas centrais, nacionais e estrangeiros, mas quase nunca lhes deu importância de comercialização. Ainda hoje esta versão lenta e instrumental não existe fora da novela e mantêm-se viva somente na minha lembrança. Um dia talvez a consiga, tal como consegui outras: através da "colagem" de excertos. 

Antigamente fazia-se assim, quando não existiam outros recursos: gravava-se tudo o que se podia da televisão para o rádio portátil (a qualidade era impressionante de boa, tudo devido aos aparelhos em stereo serem bons) e quem tinha dois decks de cassetes (como era o meu caso) punha os excertos a tocar num lado e no outro carregava no botão de gravar. O mais interessante nesta prática era a precisão. Tinha de se ser meticuloso e ter bom ouvido, além de se ter de conhecer bem os aparelhos. Estes tinham a grande vantagem que hoje não existe: reacção imediata. Hoje tudo é retardado: mudar de canal com o telecomando leva segundos, carregar na pausa de gravação leva segundos... Mas antigamente não. Era imediato. E era muito divertido brincar ao corta-cola, mesmo com a transmissão em direto.

A novela está disponível, na íntegra, algures por esta internet maravilhosa. Por isso esta velha técnica ainda é tarefa possível, facilitada pelos recursos tecnológicos disponíveis para o grande público porém ainda morosa. Só quem tentou fazer isto sabe que, por mais vezes uma melodia surja numa novela de 150 episódios (!!!), raramente aparece sem ruído ou vozes de fundo. Menos ainda passa dos principais acordes. 

Mas toda esta INTRO para falar da segunda melodia de Zizi Possi numa novela, que também foi um estrondoso sucesso. Dez anos depois a cantora brasileira neta de italianos, «pegou» numa melodia de Andrea Bocelli e transformou-a nisto:


Fiquei surpresa com a sua capacidade vocal. Maravilhosa! Uma melodia difícil de cantar mas que ela canta com suavidade como se não lhe custasse absolutamente nada. Gosto desta melodia por toda a sua instrumentação, por incluir violinos, piano, pela composição e por aquela pausa que sempre me impressiona. Agora gosto mais ainda porque, a pesar de reconhecer algumas palavras em italiano, o total significado e a própria letra passou-me ao lado da melodia. E é um poema! Lindo!!

 Andrea Bocelli grita-a bem, mas Possi dá-lhe alma. 

Fez parte da Banda Sonora da novela Por Amor, assim intitulada por diversos motivos relacionados com a trama mas certamente para combinar com este Per Amore


2 comentários:

  1. Zizi Possi, uma belíssima voz.
    Um recordar de belas estórias em novela.


    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!